Publicidade

Após ouvir muitos casos próximos de AVC - Acidente Vascular Cerebral, e dois com familiares diretos, pretendo dividir nesta coluna, algumas dicas que classifico de muitíssima importância logo que se imagina estar ocorrendo referido problema.

O detalhe que possa ser decisivo é justamente contra o tempo, é convenção a informação que as primeiras quatro horas após passar o AVC são fundamentais para uma boa melhora. Se for isquêmico, a medicação para desobstruir a passagem do sangue pelas finas veias do cérebro fará melhor efeito e evitará sequelas mais graves.

Se o AVC for hemorrágico, o acompanhamento nestas primeiras quatro horas também é fundamental. Tendo sintomas de AVC, em especial repuxar de membros e da face, procure imediatamente o deslocamento até Hospital que possa dar assistência.     

Em nossa região há dois agravantes, um com a alimentação que ingerimos com muita gordura, ocasionando colesterol alto; outro o clima, que com as baixas temperaturas a gordura no interior das veias pode trancar a passagem do sangue.

Quem já acompanhou de perto algum caso acaba tendo certo conhecimento no assunto, seja pelas conversas entre conhecidos, seja com a equipe de saúde que dá assistência, seja pelas pesquisas, hoje tão comuns com o Dr.Google.

Teoricamente