Publicidade

Encontro das Tradições Italianas atrai grande público nos primeiros dias do evento.

A história da imigração italiana na Serra Gaúcha é relembrada e cultuada durante o 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018), que teve sua abertura na sexta-feira, dia 11, em Nova Milano, distrito de Farroupilha.

O primeiro final de semana do Entrai atraiu milhares de pessoas à estrutura montada na praça que fica defronte à igreja. Foi lá que aconteceu o espetáculo encenado pelos alunos da Escola Municipal Santa Cruz. Eles narraram a história desde a decisão da saída de Milão, na Itália, até a chagada às terras prometidas no Brasil. Depois disso, os imigrantes enfrentaram todas as dificuldades e se espalharam pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil, formando diversas comunidades, levando sempre a cultura, a culinária, as músicas, as danças e o vestuário típicos.

Isso tudo está presente no Entrai, conforme destacou o prefeito Claiton Gonçalves durante a abertura. “Vida longa à nossa relação com a Itália, vida longa à nossa história construída com dificuldade, com calo nas mãos, com um barco aportado lá no Vale do Caí e, nos ombros, pesadas cargas trazidas morro acima até o velho barracão e, daqui, de Nova Milano, foram plantadas uma civilização e uma história difundida para outros municípios”, salientou.

O Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, ressaltou o baixo investimento de recursos públicos no evento, que foi financiado pelos patrocínios de Grendene e Silvestrin Frutras, por meio das leis de incentivo à cultura. “Elaboramos uma programação para trazer o Entrai de volta às suas origens, fazendo uma programação enxuta, humilde, mas completamente voltada para a cultura italiana, com o que há de melhor na Serra Gaúcha”, salientou.

Na sexta-feira, 11, durante a abertura do evento, além da apresentação da Escola Santa Cruz, os presentes acompanharam, ainda, o show do grupo Musicale Giramondo.

No sábado, dia 12, as atividades começaramm às 10h. Na parte da tarde, foi a vez da Escola Pública de Música, do Grupo Nani, do Musical Kremony, seguidos pelo show do Coral Il Romano, do cantor Fabiano La Falce e a grande apresentação do grupo Ragazzi dei Monti encerrando a programação.

O domingo, dia 13, foi marcado pelas homenagens às mamães.  A missa em comemoração ao Dia das Mães deu início à agenda do dia. Os Jogos Coloniais começam às 9h. E a Banda Municipal Cinquentenário fez um grande concerto para homenagear as mães. Um almoço típico italiano foi servido antes das atrações da tarde que tiveram o grupo Ballo D’Italia, seguido pelo grande show do grupo Os Colonos Zo Scarpon. Encerrando o final de semana, o músico Robson Gervasoni deu o tom da festa com sua banda.

Confira todas as fotos aqui: PRIMEIRO FINAL DE SEMANA ENTRAI 

 

Segundo final de semana

Na sexta-feira, dia 18, dando início aos últimos dias do evento, as atividades começam às 18h e, logo mais, às 19h, o tenor Dirceu Pastori e a soprano Caroline Gobbato apresentam o Tributo a Andrea Bocelli.

As atividades do sábado, dia 19, iniciam às 10h. Na parte da tarde, as apresentações seguem a partir das 14h, quando Ben Hur Ben canta músicas românticas italianas. A alegria e a tradição também sobem ao palco com o grupo Nei Tempi del Filó, às 15h, seguido pela apresentação da Soprano Liziane Rufatto, às 15h30min, e pelo show de Robson Gervasoni, às 17h. Fechando o sábado, o Vocal Allegro se apresenta às 18h30min.

No último dia do Entrai ocorre o Terceiro Encontro de Carros Clássicos e Antigos, a partir das 8h, e uma missa celebrando o Entrai será realizada às 10h30min. O grupo teatral Miseri Coloni se apresenta às 15h e o grande show de encerramento será às 17h30min, com o Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha.

 

Programação completa

XVIII Encontro de Tradições Italianas – 18º Entrai 2018
De 11 a 20 de maio, aos finais de semana
Exposição e feira de artesanato todos dias do evento

 

18 de maio, sexta-feira
18h – Abertura das Atividades
19h – “TRIBUTO A ANDREA BOCELLI” com Tenor Dirceu Pastori e Soprano Caroline Gobbato

19 de maio, sábado
10h – Abertura das Atividades
14h – Música Clássica Italiana Romântica com Ben Hur Ben
15h – Show Alegria e Tradição com o Grupo Nei Tempi Del Filó
15h30 – Apresentação com a Soprano Liziane Rufatto
17h – Show com Robson Gervasoni e Banda
18h30 – Apresentação Cultural com Grupo Folclórico Italiano Vocal Allegro

 

20 de maio, domingo
08h – Início do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
10h30 – Missa alusiva ao ENTRAI – Igreja de Nova Milano
12h – Almoço Típico no Salão Paroquial (ingressos limitados)
14h – Premiação do 3º Encontro de Clássicos e Antigos
15h – Grupo Teatral Miseri Coloni
17h30 – Show de Encerramento com o Coro Infanto-Juvenil Canarinhos de Farroupilha

Serviço:
O que: XVIII Encontro de Tradições Italianas
Quando: de 11 a 20 de maio | de sexta-feira a domingo
Onde: Nova Milano, 4º Distrito de Farroupilha, Serra Gaúcha
Entrada Gratuita

Realização: Prefeitura de Farroupilha, Secretaria de Turismo e Cultura
Patrocínio: Grendene e Silvestrin
Apoio: Classic Car Club, Escola Municipal Santa Cruz, Ecofar e Associação de Moradores de Nova Milano
Produtor Cultural: AM9

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha