Publicidade

O prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) encerra no dia 30 de abril. Se você a realiza no Modelo Formulário Completo, além de ficar em dia com a Receita, tem a oportunidade de ajudar projetos sociais realizados no município. Para isso, na hora de declarar, basta selecionar o item “Resumo da Declaração”. Neste campo indique o “Estatuto da Criança e do Adolescente” e a cidade de “Farroupilha” como localidade escolhida para encaminhar o dinheiro. É importante lembrar que você não estará fazendo um desembolso e sim abatendo até 3% do imposto que deve.

Em Farroupilha, pelo menos R$ 1,5 milhão por ano poderia ser investido em iniciativas voltadas à crianças, adolescentes e idosos. Sem a destinação do IR, todo este dinheiro vai direto para o Governo Federal, enquanto poderia estar retornando para boas ações, como o projeto “#Medianeira: Uma escola viva!”. Com cerca de R$ 23 mil recebidos através do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA), o C.P.M da Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira conseguiu, no ano passado, ampliar e qualificar diversas áreas de uso comum, tornando o ambiente escolar lúdico, prazeroso, agradável e acolhedor.

    Mais de 260 estudantes, da educação infantil ao 9º ano, foram beneficiados diretamente com as mudanças, que incluíram a instalação de um playground, de espirobol, bebedouro e de mesas e bancos no pátio; colocação de sistema de som; melhoria das instalações para acomodar escovas de dente e pertences pessoais dos alunos e a qualificação do refeitório a fim de melhor armazenar os alimentos perecíveis.

    Além das reformas estruturais, que efetivamente melhoraram a rotina escolar, o grande objetivo do projeto era instaurar uma nova dinâmica na escola, fazendo com que toda a comunidade do bairro se sentisse coparticipante e fortalecesse os vínculos de pertencimento com a instituição. Para isso foram propostas atividades de reflexão com alunos, pais e professores mensalmente, à medida que as obras aconteciam.

    No mês de fevereiro, por exemplo, foram promovidas palestras sobre saúde, higiene e alimentação, para orientar estudantes a usarem adequadamente as novas estruturas nos banheiros. Já no mês de maio, enquanto eram instalados os novos equipamentos de convivência no pátio, foram planejadas ações pedagógicas com foco no combate à drogadição e realizada a divulgação do PROED.

Orientadora, na época, Márcia dos Santos Opilhar e a Diretora Cristiane Brambilla de Matos explicam como as ações foram planejadas

    Para encerrar o ano, no mês de dezembro, a Festa da Família e Natal reuniu pais e filhos na escola, mostrando as conquistas, parcerias, metas, projetos e objetivos alcançados no ano. Todas as atividades mensais contaram com parcerias importantes como as famílias, Secretaria Municipal de Educação, Unidade Básica de Saúde do bairro Medianeira, Conselho Tutelar, Brigada Militar, CRAS, CREAS, Coordenadoria da Juventude, ELOPSI, entre outros.

    Para saber de todos os projetos já beneficiados, basta acessar o blog do Comdica (comdicafarroupilha.blogspot.com.br) e o Portal da Transparência (transparencia.farroupilha.rs.gov.br). Em Farroupilha também estão disponíveis algumas ferramentas e formas diferentes de destinação, como o boleto on-line, que pode ser acessado pelo link: bit.ly/doeoimposto; o depósito direto na conta do Comdica e do Fundo Municipal do Idoso e o cheque pré-datado, uma parceria com Sicredi e Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios (CICS).

Todas as informações podem ser obtidas no link http://farroupilha.rs.gov.br/2017/12/05/o-seu-imposto-de-renda-tem-destino-certo-em-farroupilha/

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha