Publicidade

A Análise Sensorial dos produtos inscritos na 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha encerrou na manhã desta quinta-feira, 02 de agosto. Nesta edição, doze empresas inscreveram 174 amostras, número 45% superior ao registrado na primeira edição do concurso, realizada em 2006. O trabalho foi desempenhado por grupo com cerca de 30 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

As amostras foram divididas nas categorias vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto e branco; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural.

A divulgação dos produtos premiados acontece em jantar-baile no dia 6 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário. São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso.

A promoção da 13ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

   Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, BiotecSul, Guaresi Tombadores Hidráulicos, Irmãos Luvison, Vêneto Mercantil, Verallia Embalagens.São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin; Laboratório de Referência Enológica (Laren) – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Juntos Para Competir (FARSUL/SENAR/SEBRAE); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

 

Seleção de Vinhos

A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Farroupilha é também a mais recente Indicação de Procedência de Vinhos Finos do Brasil. O certificado de registro da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, foi outorgado à Afavin em outubro de 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e já alcança um milhão o número de garrafas de vinhos e espumantes disponíveis no mercado com o selo da IP Farroupilha, chegando ao consumidor com a garantia da qualidade, tipicidade e identidade das uvas moscatéis farroupilhenses. Essa trajetória de sucesso é, em grande parte, creditada à base de dados que o concurso reúne desde o seu começo, monitorando a evolução qualitativa dos produtos elaborados no município e incentivando a busca contínua pelo aprimoramento, o que reflete também nas frequentes premiações que são conquistadas pelos vinhos e espumantes farroupilhenses em avaliações nacionais e internacionais todos os anos.

Foto: Adroir da Silva & Marciele Scarton | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade