Publicidade

Está chegando ao fim a última caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio – que liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha por estradas nas zonas rural e urbana de cinco municípios. Os Secretários de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Francis Casali e Roque Severgnini e os farroupilhenses Gilberto Galafassi e Mario Romano Maggioni, que estão percorrendo o trajeto de 186 quilômetros, devem chegar ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, às 15h desta quarta-feira, 16. Eles serão recepcionados pelo Prefeito em exercício, Pedro Pedrozo, que entregará uma honraria à comitiva que realizou todo o percurso pela primeira vez.

A Caminhada iniciou na sexta-feira, 11, quando saíram de Canela e passou pelos municípios de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. O objetivo é apurar as possíveis necessidades técnicas para que o trajeto inteiro possa ser realizado pelos peregrinos com segurança em seis ou em doze dias.

O Caminhos de Caravaggio

O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes. “Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali. Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que a sugestão inicial é que os caminhantes façam uma média de 30 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha.

Em novembro de 2018, o Roteiro foi pré-lançado durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, em Gramado, quando um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro foi assinado pelos prefeitos dos cinco municípios envolvidos na rota. Este consórcio garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio.

Além disso, cada cidade deverá realizar neste ano oficinas de turismo rural para a preparação da comunidade e empreendimentos presentes na rota. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade