Publicidade

O CES – Centro Especializado de Saúde, que atende no bairro Centenário desde julho, recebe mais três serviços nesta semana. No local já está funcionando o Serviço de Assistência Especializada (SAE), Vigilância Epidemiológica e o Certificado da Febre Amarela, antes atendidos no Posto de Saúde Central. A mudança ocorre devido a melhor estrutura oferecida no CES, com espaço maior e mais adequado para esses atendimentos.

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Farroupilha passará a ser referência para o acompanhamento de pacientes HIV/ AIDS da Região 26 – Uva e Vale e, por esse motivo, necessita de uma área física maior. A região 26 é formada pelos municípios de Farroupilha, Bom Princípio, Feliz, Alto Feliz, São Vendelino, Vale Real, Antônio Prado, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Ipê.

Implantado em Farroupilha em 2016, o SAE foi criado para acolher os portadores do HIV/AIDS, de forma multidisciplinar e proporcionar maior qualidade de vida a eles e seus familiares. O local oferece desde os testes rápidos para o diagnóstico, passando pelos atendimentos clínico, médico, de enfermagem, encaminhamentos psicológico, nutricional e social, além de disponibilizar os remédios para o tratamento, através da Farmácia Popular. Antes da instalação, os pacientes eram atendidos em Caxias do Sul.

A Vigilância Epidemiológica, que tem como objetivo realizar análises que permitam o monitoramento do quadro epidemiológico do município e subsidiem a formulação, implementação e avaliação das ações de prevenção e controle de doenças e agravos, a definição de prioridades e a organização dos serviços e ações de saúde, também já está atendendo no CES. Dentre os serviços realizados pelo departamento está a organização e capacitação para as campanhas de vacinação.

E no novo endereço também é oferecido o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela ou Profilaxia (CIVP). O certificado é fornecido somente aos munícipes de Farroupilha e Nova Roma do Sul, nas terças e quintas, das 13h às 16h.

O CES – Centro Especializado de Saúde – está localizado na Rua Ulderico Cesar Lodi, nº 252, bairro Centenário. A Bento Transporte já disponibiliza roteiro de ônibus até o local, conforme mapa e horários abaixo:

Sobre o CES – Centro de Especialidades em Saúde:

O Centro Especializado de Saúde tem como objetivo prestar o atendimento especializado, de média complexidade aos usuários encaminhados dos serviços da rede pública municipal, com resolutividade e qualidade, além de prestar atendimento em atenção básica com consultas de clínica geral, ginecologista-obstetrícia e pediatria, imunizações e triagem neonatal com teste do pezinho e atendimento e procedimentos de enfermagem.

Além desses novos atendimentos do Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Vigilância epidemiológica e do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, desde julho o CES presta os seguintes serviços especializados:

– Atendimento médico especializado: procedimentos ginecológicos, mastologia, cardiologia, gastronterologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, avaliação em cirurgia geral e cirúrgica ginecológica;

– Acolhimento; atendimento de enfermagem, consultas de enfermagem, imunizações, grupo de educação em saúde (gestantes), Notificação e Investigação de agravos em saúde, busca ativa de faltosos, distribuição de preservativo livre demanda.

– Realização de testes rápidos HIV, sífilis/Hepatite B e C;

– Exame de Eletrocardiograma (ECG);

– Planejamento familiar com grupos de orientação sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis com aconselhamento profissional e apoio na escolha do método; Inserção de Diu, administração de injetáveis e aplicação de dispositivo de anticoncepção intradérmico.

Foto: Adroir Fotógrafo | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de Farroupilha

Publicidade