IFRS e Secretaria Municipal de Educação promovem oficina sobre Educação Infantil

Um encontro para trocar ideias sobre a Educação Infantil foi promovido pelo IFRS - Campus Farroupilha e Secretaria de Municipal de Educação. Com participação de 77 professores de escolas municipais, as pedagogas Graciele Soares e Viviane Paim, do IFRS, ministraram, no sábado dia 25 de março, a oficina "Os caminhos e percursos da infância e as interfaces do cuidar e educar na Educação Infantil". 

- Percebemos que o grupo de professoras estava bastante comprometido e interessado na formação. Tivemos um bom retorno do grupo - comenta Viviane. 

A oficina tratou, de forma teórica e prática, do processo histórico e da evolução do conceito de “infância”, chegando às novas abordagens de desenvolvimento integral da criança, e as interfaces do "cuidar e educar" nesta etapa da escolarização.

Para Jandira de Oliveira, do apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Farroupilha, o IFRS - Campus Farroupilha é um parceiro para renovar conhecimentos e compartilhar situações de ensino e aprendizagem.

- A oficina foi caracterizada pela construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências, na qual o saber não ficou apenas no resultado final do processo, mas também no processo de construção do conhecimento. Plenamente atingimos os objetivos e recebi vários solicitações das professores para novos encontros - completa Jandira de Oliveira, do apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Farroupilha.

As professoras participantes foram das Escolas Municipais de Educação Infantil dos Anjos: Centro, São José, São Roque, Industrial e Pio X.

Fonte: IFRS | Foto: Divulgação

 

Brasil goleia o Tupi e segue líder na divisão de acesso

Na tarde deste domingo 26 de março, o Brasil de Farroupilha recebeu a equipe do Tupi de Crissiumal e conseguiu uma excelente vitória pelo placar de 5 a 0. Com o resultado, a SERC Brasil segue na ponta da tabela geral, com 12 pontos conquistados e o melhor ataque da competição com 13 gols marcados, fazendo a melhor campanha do campeonato.

O primeiro tempo começou com o Brasil pressionando a equipe do Tupi, aos 7 minutos Thomas bateu falta perfeitamente, o goleiro Josemar se esticou todo para espalmar a bola, que ainda bateu na trave, quase abrindo o placar para o Brasil de Farroupilha. Após, o Brasil seguiu em busca do primeiro gol, aos 17 minutos Aldir conseguiu fazer uma linda jogada no fundo de campo, fez o cruzamento para área, Michel subiu mais alto que a defesa do Tupi, cabeceando por cima do gol. Aos 27 minutos, Ismael fez o lançamento para o campo de ataque, Aldir desviou a bola de cabeça, sobrando para Michel, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol, no meio das pernas do goleiro Josemar. Abrindo o placar de 1 a 0 para o Brasil de Farroupilha. Aos 37 minutos o Brasil chegou com perigo novamente, a bola viajou dentro da área do Tupi, sobrando nos pés de Aldir, que finalizou forte, explodindo no travessão do goleiro Josemar, quase ampliando o placar.  

O Brasil de Farroupilha chegou ao segundo gol aos 42 minutos, após a troca de passes perfeita, Raone levantou a bola milimetricamente para Raphael Alemão, que de cabeça, ampliou o placar. Assim terminou o primeiro tempo, com a vitória parcial do Brasil de Farroupilha, pelo placar de 2 a 0.

A segunda etapa começou eletrizante, logo no primeiro minuto de jogo, o Brasil trabalhou a bola, Raphael Alemão achou Michel, que fez o cruzamento perfeito na cabeça de Aldir, ampliando o placar para o Brasil de Farroupilha, fazendo 3 a 0. O Tupi não conseguiu demonstrar nenhuma reação, e aos 12 minutos Raphael Alemão cavou uma falta ao lado da grande área do Tupi. Willian Bones cobrou de perna esquerda, Aldir no meio do caminho desviou de cabeça, colocando 4 a 0 no placar.  

Não deu tempo nem do torcedor comemorar o quarto gol. Aos 17 minutos o Brasil foi cirúrgico, Raphael Alemão fez o cruzamento pelo lado direito, na cabeça de Willian Bones, que empurrou para o fundo do gol de Josemar, colocando 5 a 0 no placar. Quase no fim da partida aos 40 minutos, Marquinhos ganhou a bola no esforço, tocando para Giovanni, que de perna esquerda, finalizou forte, para a defesa do goleiro Josemar. Após, o Brasil só administrou, mantendo a posse de bola, até o apito final do árbitro da partida.

A SERC Brasil volta a campo no próximo domingo 02 de abril, diante do São Luiz de Ijuí. A partida é válida pela 7ª rodada da Divisão de Acesso, e terá início às 16 horas, no Estádio 19 de outubro, em Ijuí.

Escalação do Brasil: Ismael, Thomas, Kaio Oliveira, Douglas (Filipe), Maiquel, Raone (Marquinhos), William Bonnes, Capinha, Michel (Giovanni), Raphael Alemao; Aldir.

Escalação do Tupi: Josemar, Patrick, Ilson, Reinan, Marlon, Vitor (Guto), Muçamba, Paim, Eraldo (Puerari), Giliardi (Ruan), Cleberson.

Arbitragem: Cleiton Pache, Maicon Fernando da Silva, Johnatan Ceconi.

Gols: 27’ 1T Michel; 42’ 1T Raphael Alemão; 1’ 2T e 12’ 2T Aldir; 17’  

2T Willian Bones.

Texto: Adriano Padilha (Assessor de Comunicação Brasil-FA) Foto/Crédito: Leonardo Antunes

Grupo Trampulim, de Minas Gerais, realiza apresentação gratuita em Farroupilha

A comunidade de Farroupilha tem a oportunidade de prestigiar a peça Manotas Musicais, do Grupo Trampulim, de Minas Gerais. A apresentação será no dia 3 de abril, no Centro Municipal de Eventos (Avenida Alvorada, 95), às 20h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3261-6526, no site www.sesc-rs.com.br/farroupilha e na página www.facebook.com/sescfarroupilha.

O espetáculo mostra os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete, que resolveram que são músicos clássicos. Para isso convidam uma banda composta por três exímios paspalhos! O que era para ser um grande concerto se converte numa “Manota Musical”. Não satisfeitos, Benedita e Sabonete querem ser maestros. A orquestra? É você. Manotas Musicais nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço. Com um repertório eclético, jogos musicais e gags tradicionais de palhaço, Benedita e Sabonete conduzem o espetáculo a um momento surpreendente: o público, sob a regência destes palhaços-maestros, se transforma numa grande orquestra musical. 

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade. 

 

Manotas Musicais – Farroupilha

Data: 3 de abril (segunda-feira)

Local: Centro Municipal de Eventos (Avenida Alvorada, 95)

Horário: 20h

Entrada franca - retirar cortesia no Sesc Farroupilha

Loja Coerenza comemora um ano de atividade no Golden Center Atacadista

A loja Coerenza do shopping Golden Center Atacadista comemorou o primeiro aniversário nesta quarta-feira dia 15/03.

Modelos desfilaram apresentando looks da loja para clientes e guias que foram recepcionados com comes e bebes.

A loja foi toda redecorada com o tema “New York”. Uma das paredes exibe a famosa Ponte do Brooklyn um dos pontos mais importantes de Nova York, onde clientes podem fotografar e registrar a visita na loja.

Galeria de Fotos: Abraão Correa