Planejar o máximo de detalhes para criar um empreendimento; a importância do networking e do co-working; e estudar seu campo de atuação são necessários para alcançar objetivos e evitar frustrações. Esses tópicos foram o foco do bate-papo que ocorreu na noite desse dia 2 de março de 2017 no IFRS - Campus Farroupilha. Com o auditório lotado, alunos e servidores puderam ouvir e dialogar com representantes de entidades da cidade.

Estiveram presentes os convidados Jones Paviani (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Farroupilha - CDL), Samuel Polli (coordenador da CDL Jovem), Rodrigo Vetorazzi (Câmara de Indústria Comércio e Serviços - CICs - Núcleo Jovem) e Eduardo Stokmans Henz (Comunicação e marketing da CICs) e Cladir Olímpio Bono (presidente do Sindilojas Farroupilha).

O encontro mediado pela professora Carolina Chaves teve como temas o mercado de trabalho na região, empreendedorismo e planejamento de carreira. Os convidados, que também falaram sobre a atuação das entidades na cidade, foram unânimes em aconselhar os alunos quando o assunto é planejamento. - O papel aceita tudo que é ideia. Portanto, além do plano A, é muito importante um plano B para seu empreendimento. Cito um caso de uma pessoa que gastou 40 mil reais para apenas desenvolver um site de e-commerce. Mas essa pessoa não planejou como fotografar seus produtos e o quanto se gasta com isso, não conversou com outras pessoas dessa área para entender os detalhes. Ou seja, só teve prejuízo. Estudar a área e se comunicar são fundamentais - comenta Eduardo.

Para Rodrigo, fazer diferente - e a diferença - são pontos de destaques a quem almeja uma carreira empreendedora: - Não fique na mesmisse! Trabalhe com o que goste para sua realização. - acrescentou.

Jones e Samuel comentaram que é necessário o planejamento, também, para o período inicial de um empreendimento em que o lucro geralmente demora e os impostos e burocracia são grandes: - Não é demérito começar pequeno. Temos muitos exemplos na cidade e na região que iniciaram-se do nada e hoje são grandes empresas ou grandes empresários. Então, estude muito bem a área que você pretende atuar. - É difícil mas se vence! Com planejamento, se sofre menos - acrescentou Cladir. O bate-papo foi promovido pelas coordenações de Desenvolvimento Institucional e de Extensão do IFRS - Campus Farroupilha.

Fonte & foto: IFRS Farroupilha